Ansiedade

O primeiro passo no início do tratamento com a Medicina Tradicional Chinesa vai ser o estabelecimento de um diagnóstico sindrômico (diferente do Ocidental), que vai identificar os principais órgãos e sistemas do corpo envolvidos e suas principais condições: se estão em excesso ou deficientes. O tratamento irá se destinar a trazer de volta a harmonia dos sistemas do corpo através de técnicas de tonificação no caso de deficiência e de sedação no caso de excessos.

Na Medicina Chinesa os órgãos e sistemas do corpo estão associados às emoções. Dizer que uma emoção é associada a um órgão quer dizer que esta é a emoção à qual o órgão em questão é vulnerável. Sempre que as emoções se estagnam por muito tempo sem serem trabalhadas irão agredir os órgãos correspondentes, sendo classificadas assim como fatores internos de adoecimento.

Quando falamos em emoções dentro da Medicina Tradicional Chinesa, um órgão desempenha papel fundamental no manejo dos sentimentos: o Fígado, órgão responsável pelo livre fluxo de energia (Qi) e Sangue pelo corpo, também é responsável pelo livre fluxo do “Qi emocional” pelas emoções, ou seja, de acordo com este ponto de vista, as emoções em si não são o problema, e sim passar tempo demais fixado a uma delas é que se torna fonte de doenças. A alegria é benéfica à vida, assim como a preocupação, que norteia nossas escolhas, a tristeza que nos ensina sobre os erros e arrependimentos, o medo que nos avisa dos perigos e a agressividade ou ira que nos impulsiona a alcançar novos objetivos e concretizar conquistas. Sentir tais emoções não fere os órgãos. Fixar-se a uma delas é que será prejudicial.

O atendimento sistêmico é uma parte importante do tratamento para ansiedade, assim como o conhecimento e a dedicação do próprio cliente em tomar ciência das causas de sua ansiedade e aprender a antever situações e observar sua própria mente no intuito de não fomentar o que ainda precisa ser acalmado.

Agende sua consulta!

Constipação Intestinal


Constipação Intestinal, “prisão de ventre” ou “obstipação intestinal”; o diagnóstico pode ser dado na presença de sintomas como frequência de evacuação inferior a 3 vezes por semana, fezes ressecadas e de difícil expulsão, além do desconforto durante ou após a evacuação e a sensação de que esta não se deu de maneira completa.

A Constipação pode ser classificada como aguda ou crônica.

Na Constipação crônica, na maioria das vezes há questões dietéticas envolvidas como o consumo insuficiente de líquidos e fibras, falta de atividades físicas, o hábito de não ir ao banheiro assim que sente vontade de fazê-lo, o uso de determinadas drogas ou abuso de substâncias laxativas. Além disso, a constipação também pode aparecer associada a outras patologias como Depressão, Hipotireoidismo e Câncer de Intestino.

Na grande maioria das vezes, a acupuntura aliada a ajustes na alimentação, recomendação de treinos intestinais e de atividade física são suficientes para o tratamento bem sucedido.

Alguns quadros emocionais relacionados à ansiedade e à depressão também podem causar a Constipação e, por isso, também é muito importante que se investigue a condição emocional. Já que o intestino é considerado nosso segundo "cérebro" na Medicina Oriental.

De acordo com a Medicina Chinesa, a Constipação é geralmente causada por um distúrbio na função de transmissão do Intestino Grosso, e é também relacionada a desordens envolvendo o Baço, o Estômago, o Fígado e os Rins. Existem basicamente três tipos de Constipação e a diferenciação pode ser feita a partir da observação da qualidade das fezes:

Quando elas são em “bolinhas”, ressequidas e de difícil expulsão, podendo até mesmo a acarretar em sangramentos esporádicos, ela é considerada Constipação por Calor.

Quando a constipação se dá principalmente no início da evacuação, com fezes ressequidas que se tornam amolecidas conforme a evacuação continua, fala-se em Constipação por Deficiência de Qi e Sangue (o indivíduo não tem energia suficiente para realizar os movimentos peristálticos intestinais e fica muito cansado após tentar evacuar). Se além destas últimas manifestações o paciente apresentar dor lombar e extremidades frias, além de aversão ao frio, classifica-se a Constipação como Constipação por Frio. Nestes casos, tônicos de Qi e Sangue poderão ser prescritos através da Fitoterapia Chinesa, além da Acupuntura. Estas pessoas também poderão apresentar outros sintomas como cansaço, tontura, lábios, unhas e pele pálida, queda de cabelo e tremores. Nas mulheres a menstruação pode ser escassa ou até mesmo estar em suspensão. Pontos ligados ao sistema digestivo serão selecionados na Acupuntura Sistêmica. A alimentação também deverá ser reforçada com alimentos apropriados.

A Constipação por Calor geralmente ocorre nos casos em que faltam líquidos no organismo. A pessoa poderá sentir ainda bastante sede e outros sintomas como, por exemplo, sudorese noturna. Na Medicina Chinesa os líquidos corpóreos são Yin, e por isso o tratamento vai se destinar a nutrir estes líquidos no organismo através de ajustes na alimentação e uso da Acupuntura Sistêmica.

Quando existem também sintomas de frios presentes, o Yang estará em deficiência. Reforçar o Yang é fundamental. Ajustes alimentares como preferir alimentos cozidos ou grelhados aos crus, mastigar bem os alimentos para poupar ainda mais o Yang do corpo no processo digestivo e consumir diariamente caldos e sopas ralos são bastante eficientes para provocar uma melhora considerável no quadro.

Em todos os casos, criar uma rotina intestinal é muito importante; este treino pode ser feito através do ato de se sentar ao vaso e tentar evacuar todos os dias no  mesmo horário, na tentativa de imprimir um hábito aos intestinos.

Resolver a Constipação Intestinal é muito importante, uma vez que é através da evacuação que os dejetos alimentares são expelidos do organismo. Caso as fezes permaneçam nos intestinos por mais tempo do que devem, sintomas como mau-humor (“enfezamento”) irão refletir o início de uma intoxicação pelo acúmulo de fezes.

Tratamento de Acupuntura para

Dor nas Costas


A Dor nas Costas pode ser: AGUDA OU CRÔNICA. Ocorre em apenas um segmento da coluna como também pode ocorrer em mais de um segmento.      

DOR CRÔNICA - No início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. Ao menor movimento surge uma dor ou uma fisgada e a pessoa pode referir uma "FALHA" na sua coluna ou nas pernas "é como se as pernas não aguentassem o peso do corpo".

Comumente aparece pela manhã e melhora com o corpo em movimento, desaparece e retorna no fim do dia e você não vê a hora de chegar em casa para tomar um chuveiro quente e se deitar, pois sabe que o alívio virá logo depois. Você sente dor ao se curvar e este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis.        

DOR AGUDA - pode ter início rápido, geralmente motivado por um movimento brusco referido como “MAU JEITO” ou queda. Qualquer movimento se torna difícil ou impossível.

Coluna Vertebral podemos dividi-la em 5 partes:

A) Cervical 
B) Toráxica
C) Lombar 
D) Sacro
E) Cóccix



Dores Relacionadas a Coluna


CERVICALGIA- Cervical  e todos os envolvidos na manutenção e sustentação da região do pescoço  (músculos, ligamentos, etc.) como também são tratados os membros superiores conforme o caso.

TORACALGIA- As dores na costas na região do tórax (tronco), costela, etc. 

LOMBALGIA- Dores na região baixa das costas, acima do glúteo.

LOMBOCIATALGIA - NERVO ISQUIÁTICO – Vem acompanhada de dor em um dos lados do glúteo que se prolonga (irradia) para parte posterior da coxa e pode também irradiar para a panturrilha (batata da perna), podendo também chegar até o pé.


Tratamento de Acupuntura para

Enxaqueca (Cefaléia)


Esta cansado de só tomar remédios?

Todas as pessoas são diferentes umas das outras e a forma como sua dor ocorre também deve ser. É por esta razão que quando elaboramos um tratamento através da Acupuntura levamos em conta todo o aspecto físico, emocional e energético.

Permita-nos, dentro da Medicina Oriental identificar os padrões causadores da dor que te incomoda tanto e juntos, através da Acupuntura Oriental e técnicas afins, ajudá-lo(a) na melhora para uma vida, "sem dores de cabeça.”

Para definirmos o seu tratamento para Enxaqueca ou Cefaléia dentro da Medicina Oriental, levamos em conta diversos fatores.

A CONSIDERAR:
 

Após o 1° atendimento (anamnese), poderemos definir a linha de tratamento para o seu caso que poderá variar; se foi ocasionada por fatores externos, internos, falta ou excesso de energia e definir um padrão de tratamento. 

Conforme abaixo:

Para um trabalho mais efetivo, conjuntamente às técnicas, são realizadas orientações sobre postura, alimentação, trato emocional, etc.

Infertilidade 

Possíveis benefícios do tratamento por Acupuntura

       ü Pode melhorar as condições do endométrio, incluindo a melhora da perfusão uterina;

         ü Pode ajudar a regular os níveis hormonais e proporcionar maiores taxas de ovulação;

         ü Pode beneficiar mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos e ciclos anovulatórios.

         ü Pode proporcionar melhora quantitativa e qualitativa do sêmen de homens inférteis;

         ü Pode beneficiar pacientes com alterações da tireóide que possam alterar a fertilidade;

        ü Pode aumentar o número de folículos produzidos no tratamento de Fertilização in vitro (FIV);

    ü A acupuntura diminui o estresse emocional e a ansiedade, que são muito freqüentes em casais inférteis, o que contribui para melhor resultado terapêutico.

Tratamento para Obesidade


    Antes de sair correndo para agendar uma consulta, já se imaginando em um biquíni, segue uma recomendação: Acupuntura Estética é bastante eficaz no combate à gordura localizada e nos casos de emagrecimento a acupuntura auxilia no processo.

   O tratamento da Obesidade obedece não somente a aplicação de agulhas como também a reeducação alimentar, hábitos e na grande maioria das vezes o tratamento para questões emocionais relacionadas com compulsões e ansiedade, TPM, etc.

   “As agulhas agem como um coadjuvante no tratamento do emagrecimento para ajudar a perder gordura localizada”.

    Ela ajuda a firmar, auxilia na tonicidade e textura da pele, e reduz um pouco o excesso. Resumindo: é um ótimo auxiliar para quem quer perder peso. Além disso, o tratamento pode acelerar a recuperação de clientes que se submeteram a cirurgias de correção ou a plástica. “As agulhas promovem uma melhor circulação local e ajudam na regeneração dos tecidos


Como é o tratamento?

1)   Na 1ª sessão Anamnese para entender o histórico do cliente e identificar o tipo de obesidade dentro do Diagnóstico da Medicina Oriental e Planejamento do atendimento ao cliente.

2)   Os Atendimentos serão distribuídos em:

· 1ª sessão: Acupuntura para Desbloqueio Energético (M-Emocional, T-Fisiológica, F-Compulsiva). 

· 2ª sessão: Equilíbrio Geral com Eletroacupuntura ou Acupuntura para Redução de Medidas

·    3ª sessão Desbloqueio Energético  e pontos conforme queixa do dia.

3)       1x, 2x ou no máximo 3x por semana pode ser o tratamento.

4) O tratamento será de 1 sessão para diminuição de medida local, intercalados com atendimentos energéticos para tratar o sistema em questão, perfazendo um ciclo de 3 ou 4 sessões.

5)     A Dietoterapia dos 5 Elementos que auxilia na recuperação energética dos órgãos e vísceras será entregue durante o tratamento e poderá ser incluída na alimentação do seu dia a dia ou utilizada pela sua nutricionista.