Acupuntura Sistêmica Chinesa


   A Acupuntura Clássica se originou na China e as demais técnicas se originaram desta. 

  A Acupuntura Chinesa é mais utilizada no tratamento das desarmonias entre órgãos, vísceras e suas emoções dentro dos padrões sindrômicos na medicina tradicional chinesa (MTC). 


  Trata o ser humano como um todo e não em partes segmentadas. Com isto uma desarmonia muitas vezes de sintomas físicos pode estar diretamente ligada a sua emoção correspondente e, para se tratar a causa do problema, tratamos também a sua emoção correspondente. 


   A acupuntura é uma forma de tratamento desenvolvido cerca de 3000 anos atrás. Define a "saúde" como um estado de harmonia entre o corpo e seu ambiente interno e externo. Quando tal harmonia existe, o organismo é dito estar em equilíbrio.


   A doença surge quando existe um desequilíbrio ou bloqueio que inibe os mecanismos homeostáticos do corpo.Usando o sistema meridiano de caminhos, todas as partes do corpo são unificadas. Ao estimular pontos específicos ao longo destes caminhos, a acupuntura pode ser usada de forma sintomática ou constitucional para produzir as mudanças fisiológicas necessárias para restaurar o equilíbrio e efetuar uma resposta.  


   Existem várias maneiras de mover qi  (energia) e xue (sangue) no corpo, proporcionando excelentes resultados com agulhas ou com o laser. A pesquisa moderna proporcionou novas oportunidades para tratamentos de acupuntura que não existiam anteriormente, incluindo a acupuntura a laser.


Desarmonia Energética

         Grande parte das desarmonias se encontram dentro de nosso corpo por conseguirmos apenas um tratamento momentâneo (sintomático).  Faz-se necessário o tratamento não somente no sintoma (normalmente a dor) e sim na causa. Esta causa de raízes diversas tem sua principal origem na nossa energia que por diversas razões se encontra em desarmonia. 

         Mudar o padrão energético daquele que busca auxílio é o primeiro passo para um tratamento efetivo. É um trabalho de aplicação de acupuntura, de conscientização da sua condição energética e a forma ou o tempo quando tudo começou. Física, emocional, psíquica, não importa.  O mais importante é que cliente e terapeuta juntos identificarão as possíveis causas destas desarmonias e com orientação o cliente por si só terá condições de entender a sua própria energia causadora das desarmonias, levando-o a uma forma mais eficaz de tratamento.




TIPOS DE ACUPUNTURA



Acupuntura Auricular

      Na Medicina Oriental, encontramos no pavilhão auricular, pontos energéticos relacionados ao funcionamento de todos os órgãos do corpo. A Acupuntura Auricular é um poderoso instrumento no tratamento de diversas doenças, como: dores provocadas por reumatismos, enxaquecas, dores de coluna, contusões, cólicas menstruais, inflamações de qualquer natureza, alívio de dores em geral, apoio contra o tabagismo, no emagrecimento e a insônia, nas tendinites e DORT, restabelece o equilíbrio do organismo para a manutenção da saúde.

         A Acupuntura Auricular é uma das terapias que funcionam através da energia vital que circula no corpo, por meio de um processo conhecido como microsistema e estabelecem conexão do corpo com as orelhas, que por sua vez, se relacionam com todas as partes do corpo e dos órgãos internos via cérebro. Isto quer dizer que os órgãos vísceras e membros são representados por mais de 200 pontos em cada aurícula, já descobertos pela medicina chinesa.

 Baseia-se a Medicina Tradicional Chinesa que o princípio de toda doença corresponde ao desequilíbrio de energia que transita pelo corpo, criando pontos de bloqueios destes canais de condução.

  Na Acupuntura Auricular é possível tratar qualquer tipo de desequilíbrio, seja de origem física ou mental, podendo ser associada a qualquer terapia, como Fitoterapia, Massagem entre outras.

As crianças também podem ser tratadas pela Acupuntura Auricular, com a vantagem de não ocorrerem efeitos colaterais.

Os resultados obtidos são rápidos e eficientes, pois ao tratarmos os pontos auriculares, estamos estimulando o próprio organismo a se curar, fazendo com que ele produza substâncias que venham restabelecer o equilíbrio do organismo, resultando na recuperação da saúde.



Craniopuntura de Yamamoto (YNSA)

         

         A (YNSA) é a uma técnica de acupuntura que, como o próprio nome diz, utiliza o microsistema craniano para tratar as patologias do nosso organismo. 

      A YNSA oferece ao terapeuta facilidade de manejo ao estilo ocidental (correlação anatômica entre sintoma e ponto a ser usado) e possibilidade de trabalhar com o raciocínio energético da Medicina Tradicional Chinesa.

A YNSA foi criada no Japão em 1973 pelo Dr. Toshikatsu Yamamoto. Semelhante a Auriculoacupuntura é uma forma especial da acupuntura tradicional baseada na somatopatia no couro cabeludo, na qual o organismo todo é projetado em uma área definida. Nesta técnica as projeções representam os 12 meridianos da acupuntura. 

A técnica é indicada para patologias agudas e crônicas e pode ser utilizada no tratamento de dores em geral como: cefaleias, enxaquecas, cervicalgia, dorsalgias, lombalgias, dores nos joelhos, bursites, dores pós-cirurgicas ou pós-traumáticas, doenças clinicas e psiquiátricas. Mostra também, excelentes resultados para sequelas neurológicas como hemiplegia, paraplegia, paralisia facial e parestesias.

Em janeiro de 2003 o Grupo de Estudo e Trabalho da Racionalidade Integrativa em Saúde (GETRIS) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SMS-Campinas), propôs projeto de implantação da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) na rede de serviços. Para dar sequencia ao projeto, em 2005, a Área de Saúde Integrativa da SMS de Campinas ofereceu aos médicos da rede a formação na técnica de Acupuntura Craniana de Yamamoto (YNSA), através da união da Associação Medica Brasileira de Acupuntura, Conselho Federal de Medicina, Associação Paulista de Medicina e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

Na Umarês, a técnica utilizada é a Acupuntura Clínica conjuntamente a Acupuntura Energética dos Orientais.

Acupuntura RYODORAKU 

Os diagnósticos modernos aplicados na Acupuntura já são uma realidade.

Técnica científica, simples e objetiva.

Esta técnica surgiu em meados dos anos 50 e está forte até hoje principalmente nos países europeus como França, Itália e Espanha e Portugal. Grandes escolas adotam este método como complementar para que seus alunos possam interpretar visualmente a energia que ocorre nos meridianos. Permitindo assim analisar através de gráficos o quando o sistema nervoso autônomo está atuando nos sistemas internos do nosso corpo.

Criador desta técnica o Dr. Nakatani, através de estudos e mapeamento dos pontos de menor resistência elétrica do corpo, descobriu que são semelhantes aos mesmos pontos de acupuntura da medicina oriental.

Através de pontos específicos, são detectadas as micro amperagens destas regiões e os pontos reativos eletro permeáveis (PREPS) onde a corrente elétrica passa com facilidade. A estes pontos chamados de pontos patológicos.

Devido ao alto custo do programa e do aparelho de Ryodoraku não é muito divulgado no Brasil.

Quando temos dor em algum local, está dor é detectada através do aparelho de Ryodoraku onde haverá uma menor resistência elétrica e tratando-se através da acupuntura com ou sem agulhas, temos uma sensível e imediata diminuição da dor.

Indicado para: Dores agudas e crônicas; Doenças com disfunção dos órgãos (funcional e não anatômica), Aumento da imunidade e para pessoas com medo de agulhas.

Contra indicado: uso de marca-passo cardíaco, infecção local.  

     

O QUE É ACUPUNTURA A LASER? 

 Acupuntura a laser utiliza exatamente os mesmos princípios e leis que a acupuntura tradicional, mas tem algumas diferenças sobre o uso de agulhas convencionais sendo:

  • Asséptico
  • Não invasivo
  • Laserpuntura ou Acupuntura a Laser é indolor, portanto, é mais suave para uso em crianças, sensíveis, nervosas ou idosas.  Esta é uma ótima maneira para clientes que possuem fobia com agulhas, pernas varicosas, crianças.
  • Não há efeitos colaterais reportados

      A maioria dos pacientes não sente nada durante a acupuntura a laser. Ocasionalmente, ouço falar de pacientes que sentem algo, mas não é algo que eles podem descrever muito bem. Eu acredito que eles estão sentindo uma mudança energética em seu corpo. Alguns até descrevem uma sensação energética que se propaga ao longo do meridiano a ser tratado.

      A acupuntura a laser também é tão eficaz quanto a acupuntura com agulha para uma variedade de problemas. A eficácia é melhorada porque a acupuntura a laser permite que você trate pontos que, de outra forma, você não poderia tratar, devido à idade, sensibilidade ou medo do paciente e profundidade no caso de lesões.

Alguns Tratamento em Acupuntura 


Dor nas Costas: 

A Dor nas Costas pode ser: AGUDA OU CRÔNICA. Ocorre em apenas um segmento da coluna como também pode ocorrer em mais de um segmento.      

DOR CRÔNICA - No início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. Ao menor movimento surge uma dor ou uma fisgada e a pessoa pode referir uma "FALHA" na sua coluna ou nas pernas "é como se as pernas não aguentassem o peso do corpo".

Comumente aparece pela manhã e melhora com o corpo em movimento, desaparece e retorna no fim do dia e você não vê a hora de chegar em casa para tomar um chuveiro quente e se deitar, pois sabe que o alívio virá logo depois. Você sente dor ao se curvar e este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis.        

DOR AGUDA - pode ter início rápido, geralmente motivado por um movimento brusco referido como “MAU JEITO” ou queda. Qualquer movimento se torna difícil ou impossível.

Coluna Vertebral podemos dividi-la em 5 partes:

A) Cervical   B) Toráxica  C) Lombar   D) Sacro  E) Cóccix

Tratamentos pela Acupuntura

CERVICALGIA- Cervical  e todos os envolvidos na manutenção e sustentação da região do pescoço  (músculos, ligamentos, etc.) como também são tratados os membros superiores conforme o caso.

TORACALGIA- As dores na costas na região do tórax (tronco), costela, etc. 

LOMBALGIA- Dores na região baixa das costas, acima do glúteo.

LOMBOCIATALGIA - NERVO ISQUIÁTICO – Vem acompanhada de dor em um dos lados do glúteo que se prolonga (irradia) para parte posterior da coxa e pode também irradiar para a panturrilha (batata da perna), podendo também chegar até a face do pé.

Tratamento de Acupuntura para

Enxaqueca (Cefaléia)


Esta cansado de só tomar remédios?

Todas as pessoas são diferentes umas das outras e a forma como sua dor ocorre também deve ser. É por esta razão que quando elaboramos um tratamento através da Acupuntura levamos em conta todo o aspecto físico, emocional e energético.

Permita-nos, dentro da Medicina Oriental identificar os padrões causadores da dor que te incomoda tanto e juntos, através da Acupuntura Oriental e técnicas afins, ajudá-lo(a) na melhora para uma vida, "sem dores de cabeça.”

Para definirmos o seu tratamento para Enxaqueca ou Cefaléia dentro da Medicina Oriental, levamos em conta diversos fatores.

A CONSIDERAR:
 

Após o 1° atendimento (anamnese), poderemos definir a linha de tratamento para o seu caso que poderá variar; se foi ocasionada por fatores externos, internos, falta ou excesso de energia e definir um padrão de tratamento. 

Conforme abaixo:

Para um trabalho mais efetivo, conjuntamente às técnicas, são realizadas orientações sobre postura, alimentação, trato emocional, etc.


 



NOSSAS REDES SOCIAIS >>>>